terça-feira, 16 de novembro de 2010

A TERAPIA COGNITIVA E A TERAPIA DO ESQUEMA (SUA GÊNESE):

A TERAPIA COGNITIVA E A TERAPIA DO ESQUEMA (SUA GÊNESE):

Por Amália Cardoso

A terapia do esquema é uma proposta inovadora para tratamentos as pessoas com comprometimentos emocionais que dificultam sua cognição(raciocínio), relacionamentos, produtividade, enfim, que dificultam ser uma pessoa satisfeita em suas necessidades básicas para interagir socialmente.

Essa proposta de terapia é desenvolvida por Jeffrey Young, professor do Departamento de Psiquiatria da Columbia University, e seus colegas. Ele amplia significativamente os tratamentos e conceitos cognitivo-comportamentais tradicionais.

Essa proposta vem dar maior ênfase à investigação de origem infantis e adolescentes dos problemas psicológicos, às técnicas emotivas, à relação terapeuta-paciente e aos estilos desadaptativos de enfrentamento.

Os esquemas começam no início da infância ou adolescência como representações do ambiente da criança baseada na realidade. Eles resultam de necessidades emocionais não satisfeitas na infância ou adolescência. Quando o paciente passa para o momento do enfrentamento, o tratamento está no seu ápice e sua cognição e emocional interagem. Esse "desequilibrio" inicial, corrobora em melhor desempenho nos relacionamentos e no raciocínio( pensar e aprender ).

Segundo Young, esquema é um padrão imposto à realidade ou à experiência para ajudar o indivíduo a explicá-la ( pensar sobre seu comportamento ), para mediar a percepção e para guiar suas respostas. Qualquer "princípio" que a pessoa usa para entender a própria experiência de vida pode ser considerada um esquema. Os esquemas desadaptativos são padrões emocionais e cognitivos "autoderrotista" iniciados em nosso desenvolvimento desde cedo e repetidos ao longo da vida.

Para a investigação das dificuldades que se apresentam para que a aprendizagem ocorra, podemos encontrar os esquemas formados na criança, adolescente e adultos que truncam o seu psicológico e cognitivo impedindo-o de avançar no conhecimento e nos relacionamentos.

Crianças que foram abandonadas, elaboram esquemas de instabilidade e de desconfiança. Abuso, privação emocional, elaboram o esquema de vergonha, de medo, de raiva, de aflição. Esses exemplos de esquemas dificultam o desempenho do indivíduo por toda a sua vida se não buscar ajuda, para que o enfrentamento ocorra( durante o processo terapêutico ) para libertá-lo.

As cinco necessidades emocionais fundamentais para o ser humano são:

1- Vínculos seguros com outras pessoas ( inclui segurança, estabilidade, cuidado e aceitação ).

2- Autonomia, competência, identidade.

3- Liberdade de expressão.

4- Espontaneidade e lazer.

5- Limites realistas e autocontrole.

Essas cinco necessidades todos temos, embora algumas pessoas apresentem necessidades mais fortes que outras. Um indivíduo psicologicamente saudável é aquele que consegue satisfazer de forma adaptativa as necessidades emocionais fundamentais.

O objetivo da terapia de esquema é ajudar o paciente ou o aluno, a encontrar formas adaptativas de satisfazer suas necessidades emocionais fundamentais para que possa interagir com outros de forma saudável e segura e possa aprender e avançar no conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário