terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA: DISCALCULIA!

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA: DISCALCULIA

Por Amália Cardoso

A DISCALCULIA é uma dificuldade para compreender e aprender Matemática.

Entre as dificuldades características da DISCALCULIA, estão dificuldades em realizar cálculos simples, como adição; dificuldades em saber como responder os problemas matemáticos; substituir um número por outro; inverter números ( por exemplo, 6 por 9); reverter números (por exemplo, 2 por 5 ); nomear, ler e escrever incorretamente símbolos matemáticos.

A DISCALCULIA espacial pode estar relacionada a dificuldades dispráxicas, enquanto a DISCALCULIA léxica e, talvez, a gráfica podem estar relacionadas a dificuldades disléxicas.

Diferentes sistemas neurais contribuem para a aprendizagem matemática, um deles é um sistema verbal, onde as informações são passadas por repetição. Outro sistema é o de imagens mentais visuais.

A DISCALCULIA dificilmente é vista como uma dificuldade isolada. Ela vem acompanhada por dificuldades viso motoras ( coordenação motora ampla e fina )e dificuldades na linguagem (leitura e escrita). Desta forma, a identificação e avaliação da DISCALCULIA também são informadas por outras dificuldades que talvez o aluno apresente.

Às vezes, as dificuldades na atenção e concentração surgem pelo estresse ou ansiedade que o aluno sente em relação à Matemática. Essas dificuldades constantes levam o aluno a baixa auto estima, comprometendo o seu emocional e, por vezes, levando-o a faltas repetidas nas aulas de Matemática. Tranqüilizar o aluno e tentar tornar prazerosa a aprendizagem da Matemática, talvez por intermédio do uso de jogos, auxilie em reduzir a ansiedade e permite que ele relaxe e, portanto, se concentre e preste mais atenção.

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