terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dificuldades de Aprendizagem Específica, a Dislexia:

Dificuldades de Aprendizagem Específica, a Dislexia:

Por Amália Cardoso

As dificuldades de aprendizagem específicas são todas aquelas que envolvem a cognição e a aprendizagem, ou seja, o raciocínio, as habilidades mentais e a aprendizagem.

A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica.

Alunos que têm dislexia necessitam de programas específicos para auxiliar na cognição e na aprendizagem.

A definição de dislexia mais encontrada é: "Dificuldades que afetam o processo de aprendizagem em uma ou mais das áreas da leitura, ortografia e escrita."

A dislexia não tem sua causa em fatores emocionais e nem se desencadeia por limitações socioculturais.

Entre os fatores que desencadeiam a dislexia estão dificuldades fonológicas, dificuldades de processamento de informações, memória e coordenação, dificuldades na organização, problemas de sequënciação e orientação, dificuldades visuais e de processo auditivo.

As pessoas com dislexia têm dificuldades em reter a fala na memória de curto prazo. Na dislexia, o principal déficit cognitivo está na capacidade de representar ou recordar sons da fala. Esse déficit fonológico leva as habilidades mentais deficiente das letras do alfabeto em fonemas(os sons das letras ).

O professor do ensino fundamenatal e, também, o professor de Português do ensino médio têm maiores condições de perceber dificuldades de letramento que poderiam sugerir a necessidade de uma investigação para estabelecer se o aluno tem dislexia. As observações devem incluir informações sobre dificuldades de leitura, escrita e ortografia, mesmo que em outras áreas da aprendizagem o aluno obtenha bons resultados.

Todo o aluno que venha apresentar dificuldades de aprendizagem específicas inicia um processo de baixa auto estima o que corrobora em maus desempenhos escolares de modo geral e, até, dificuldades nos relacionamentos.

A dislexia tem acompanhamento com profissionais das áreas da fonoaudiologia e psicopedagogia. Ás vezes, necessita também de acompanhamento psicológico. Assim, que detectado a dislexia, o mais importante é os pais buscarem o auxílio com os profissionais adequados e não evitarem o problema, pois muitas vezes, o aluno apresenta bons rendimentos em outras áreas da aprendizagem e somente no Português suas dificuldades são mais evidentes.




DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA: DISPRAXIA!

O termo DISPRAXIA é uma palavra grega que significa dificuldades em agir, em fazer: a prática. O fazer requer um pensamento elaborado e consciente para dirigir a ação significativa. A DISPRAXIA é considerada um transtorno do desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina (movimentos grandes e pequenos).

Esse comprometimento interfere significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária.

Na DISPRAXIA, a perturbação ocorre na organização da coordenação motora.

Um aluno com DISPRAXIA tem um comprometimento ou imaturidade da organização do movimento; a organização dos pensamentos e percepções é afetada; às vezes, a organização da linguagem é afetada também; a maioria, apresenta inteligensia média; não há nenhum sinal neurológico clinicamente evidente.

O aluno tem dificuldade em responder e agir de modo apropriado quando recebe instruções faladas. Ele sabe como realizar as atividades mas tem dificuldade em organizar os movimentos para executá-las: "Não sabe o que e como fazer".

É mais identificado nos meninos do que nas meninas.

A avaliação, quando surgem os sintomas, pode ser feita por professor, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicopedagogo e educadores de necessidades especiais.

A coordenação visual-motora (olho-mão), a posição espacial, relações espaciais, a constância visual de forma devem ser trabalhadas para estimular o sistema sensorial que envia os impulsos ao cérebro.

O aluno com disfunção nessas áreas tende a não controlar a velocidade de seus movimentos. Pode adotar uma má postura para escrever, pode ter dificuldade em segurar o lápis corretamente, pode inverter letras: b por d e p por q. Ele geralmente, espaça mal as letras e as palavras devido à má organização espacial.

A construção da escrita é dificil para o aluno com DISPRAXIA

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