terça-feira, 16 de novembro de 2010

A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, OS CUIDADOS E A APRENDIZAGEM!

A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, OS CUIDADOS E A APRENDIZAGEM!

Por Amália Cardoso

Para o professor é difiícil trabalhar com os conflitos que ocorrem no seu cotidiano pedagógico. Os problemas que o professor encontra diariamente em sua instituição escolar não são simples. O mais difícil ainda, para o educador, é administrar os conflitos e manter a ética do cuidado.

Sabemos que pensamos de modo diferente, por conta de nosso nível de consciência. O conhecimento não nos leva a modificar os comportamentos nos quais apoiamos nossa forma de pensar nem nossas opiniões.

Aquilo que é válido para a razão, não é válido para a emoção. Somos seres essencialmente afetivos, portanto, nosso comportamento é pautado por um percentual muito maior de emoção do que de racionalidade.

Partindo dessa compreensão,é a justiça um conceito exclusivamente "racional"? Deve-se canalizar a atividade educativa pensando em alguns cérebros carentes de emoções e sentimentos? Deve-se pensar só na vida afetiva?

O professor precisa analisar um mesmo acontecimento a partir dos aspectos afetivos e dos aspectos cognitivos dos comportamentos.

Os sentimentos exercem uma poderosa influência sobre a razão. Isto significa que o professor deve trabalhar sentimentos agradáveis para estimular o exercício de um determinado estilo de funcionamento mental, pensamentos e sentimentos que oferece novas possibilidades de análise e, portanto, uma nova maneira de interpretar as experiências pessoais.

O educador deve dar oportunidade ao aluno de situar seus desejos no centro de sua atenção, de pensá-los, senti-los e reajustá-los em função do resultado de sua aquisição de conhecimentos: a aprendizagem. Ajudar o aluno a se entender melhor e lhe dar novos impulsos para o guiar em sua relação com as outras pessoas.

A satisfação pelas conquistas alcançadas, por ter aprendido a refletir e a falar sobre as expectativas, por ter sabido estabelecer novos equilíbrios entre as expectativas e as realidades, torna o aluno seguro, tranquilo, capaz de contruir o seu conhecimento, de aprender.

O educador que preza o exercício de relações harmônicas, generosas e solidárias, está comprometido com o crescimento de seu aluno como "pessoa" e com o crescimento do aluno em conhecimento e informações. Este educador busca qualidade de vida e sua didática está pautada em lutar por uma sociedade melhor, mais humana, mais produtiva, mais inteligente. Este educador tem por objetivo, o aluno que interage, o aluno que inova, o aluno transformador. Este professor foca a reflexão, o ensinar a pensar, que também é o objetivo da educação escolar.

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