terça-feira, 16 de novembro de 2010

SUTILEZAS DA MENSAGEM!

SUTILEZAS DA MENSAGEM!

Por Amália Cardoso

O que é interpretar? Antes de mais nada, interpretar é compreender. Quando se trata de um texto, interpretar é ir às entrelinhas.

Filosoficamente e religiosamente falando, ir às entrelinhas, é fazer uso do método " hermenêutico ", isto é, interpretar textos, compreendê-los.

Interpretar é ir além da superfície, é observar os detalhes, é perceber as sutilezas da mensagem.

Penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode dispertar é de fato, interpretar.

A interpretação bem feita, requer uma leitura bem feita. É no 1º Grau que o processo da leitura e da interpretação começa a se desenvolver.

A leitura é ponto vital para a interpretação, por isso, faz-se necessário a seleção de bons textos para que a motivação do aluno ocorra na busca da compreensão desta leitura.

A percepção visual é fundamental para a interpretação. A área da percepção visual, figura fundo é fundamental para o auxílio na interpretação.

Decodificar os símbolos é o que faz a leitura. Decodificar as mensagens, é o que faz a percepção visual e o desenvolvimento cognitivo( o raciocínio )do aluno.

A percepção visual figura fundo trabalhada possiblita ao aluno, entender o que é figura ( a idéia principal ) e o que é o fundo ( informações que acrescentam ).

A área da figura fundo educada no aluno, possibilita a ele não fugir do foco, da essência da mensagem, compreender nas entrelinhas.

A interpretação é o ponto alto do ensino da língua, portanto, os textos selecionados devem ser significativos e bons para o despertar do interesse do aluno.

A exploração do texto, primeiramente, deve ser feita oralmente para despertar e desenvolver a atenção, o diálogo e o senso crítico. Desencadear a reflexão e não a leitura pela leitura.

Fazer uso de novidades possibilita a aquisição do hábito para leitura. Constituído o hábito, parte-se para a exploração da interpretação, da compreensão das leituras. Se o texto for interessante e agradar o aluno, ele manterá a atenção o que facilitará perceber as sutilezas de sua mensagem.

Precisamos fazer uso do inesperado, da surpresa para desencadear a curiosidade do aluno. Um aluno curioso, é aluno que presta a atenção, que vai às entrelinhas, que aprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário