terça-feira, 6 de julho de 2010

Falando em Educação

Falando em Educação

Hoje, acredita-se que é possível ensinar o que antes não se acreditava ensinável.
Hoje, o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro não compete apenas à Medicina, mas também à Escola e aos Professores.
O cérebro humano é plástico, ele é capaz do aprender adequado a um processo estimulador. Portanto, falar em dificuldades de aprendizagem, remete em descobrir a gênese dessa dificuldade, para o profissional poder trabalhar num contexto estimulador para o ser não aprendente.
A idade em potencial para estimular o cérebro é o período da infância. Mas, o ser humano aprende desde a 24ª semana de gravidez até os 80 anos... O que ocorre é que após o período da infância essa aprendizagem acontece em outro ritmo, com algumas dificuldades, mais lentamente.
Outro aspecto que deve ser observado quando se fala em aprendizagem é o contexto em que se vive que envolve um cotidiano que é composto de uma rede de relações estabelecidas e que reflete na prática pedagógica da escola.
Ao se questionar sobre a Educação hoje, implica em não somente sonhar por ideais futuros, mas sim uma luta do dia-a-dia, dentro de uma escola, a partir de condições e contextos concretos onde os sujeitos protagonistas da aprendizagem podem atuar na realização nesse espaço chamado Escola.
A Educação hoje implica em um diálogo com uma multiplicidade de saberes, valores e religiões, entre uma multiplicidade de profissionais dentro de um contexto atual, dentro de seu meio, da comunidade, da igreja, da sociedade. Onde a Escola vem organizar os conhecimentos adequados e investir na formação de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário